Os pesquisadores John L. Hennessy e David A. Patterson ganharam o Prêmio Turing por "serem pioneiros numa abordagem sistemática e quantitativa para o design e avaliação de arquiteturas de computadores com impacto duradouro na indústria de microprocessadores" (ACM, 2018).
Os dois são os principais pesquisadores por trás da arquitetura RISC ("Reduced Instruction Set Computer", ou "Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções") e dividirão um prêmio de 1 milhão de dólares cedido pela ACM (Association for Computing Machinery), com suporte financeiro da Google.
John L. Hennessy foi presidente da Universidade de Stanford de 2000 à 2016 e David A. Patterson foi professor de Ciência da Computação na Universidade da Califórnia, Berkeley.
Considerado o "prêmio Nobel da Computação", o Prêmio Turing reconhece as contribuições de maior importância para a área da computação.
Segundo a presidente da ACM, Vicki L. Hanson, as contribuições de Hennessy e Patterson tornaram possível a revolução mobile e da Internet das Coisas.
De acordo com a ACM, 99% dos mais de 16 bilhões de microprocessadores produzidos anualmente são processadores RISC, que são encontrados em smartphones e tablets, por exemplo.
A ACM também destacou a importância do livro Computer Architecture: a Quantitative Approach, de autoria de Hennessy e Patterson, que vem influenciando gerações de engenheiros, sendo um livro-texto padrão para projetos de processadores.
Os processadores RISC possuem um conjunto simples e limitado de instruções, porém são mais rápidos e consomem menos energia, algo crucial para dispositivos móveis.
As primeiras companhias a utilizar a arquitetura RISC em seus processadores, nos anos 1980, foram a Sun Microsystems e a MIPS Technologies. Posteriormente, os processadores RISC foram ofuscados pelos processadores da Intel. Contudo, atualmente a situação está se invertendo, ou melhor, já se inverteu, graças ao crescimento colossal do uso de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis nos últimos anos.
Hennessy e Patterson receberão o Prêmio Turing formalmente no dia 23 de junho de 2018 em São Francisco, Califórnia.
Referências
- The New York Times, 21 de março de 2018. Computer Chip Visionaries Win Turing Award. Acesso em 24 de março de 2018.
- Fast Company, 21 de março de 2018. Computing's highest award goes to guys who made smartphones possible. Acesso em 24 de março de 2018.
- Association for Computing Machinery, 21 de março de 2018. Pioneers of Modern Computer Architecture Receive ACM A.M. Turing Award. Acesso em 24 de março de 2018.
- Wikipédia - RISC. Acesso em 24 de março de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário