A partir de Julho de 2018, o algoritmo do Google irá considerar a velocidade das páginas ao calcular o rank da busca em dispositivos móveis [2]. Isso significa que sites considerados lentos poderão perder posições nos resultados de busca em celulares e tablets, por exemplo.
Porém, de acordo com a própria Google, páginas lentas, mas com um conteúdo bom e relevante, ainda poderão aparecer bem posicionadas no rank [2]. A empresa também informou que apenas uma pequena porcentagem das consultas seria afetada [2].
Uma das justificativas dadas para a mudança foi uma pesquisa feita pela Google e pela SOASTA Research em 2017, que indica que a probabilidade de um usuário abandonar uma página aumenta proporcionalmente ao tempo de carregamento da mesma [1].
OK, isso é óbvio. Então vamos aos números. De acordo com a pesquisa, se uma página demora de 1 a 3 segundos para carregar, então a probabilidade do usuário desistir daquela página aumenta em 32% [1].
Se dobrarmos esse intervalo e considerarmos páginas que levam de 1 a 6 segundos para carregar, então a probabilidade de desistência aumenta em 106%! [1]
De acordo com Daniel An, líder global de produtos do Google (mobile web), mais da metade do tráfego na internet provém de dispositivos móveis, porém as taxas de conversão nesses dispositivos são menores do que em computadores [1].
O cenário piora quando levamos em conta as estatísticas do Google, que indicam que 53% dos visitantes de sites em dispositivos móveis abandonam a página quando a mesma demora mais de 3 segundos para carregar [2].
No mais, só resta aos webmasters se adaptarem às mudanças. Vale lembrar que o Google possui ferramentas gratuitas para testar a velocidade de sites e que ainda dão dicas de como melhorar o desempenho das páginas. Algumas delas são o PageSpeed Insights e o Think with Google.
Referências
- [1] AN, DANIEL (fevereiro de 2018). Find out how you stack up to new industry benchmarks for mobile page speed. Acesso em 21 de abril de 2018.
- [2] Google Webmaster Central Blog (17 de janeiro de 2018). Using page speed in mobile search ranking. Acesso em 21 de abril de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário