Em 2013, a quantidade de buscas no Google pela linguagem de programação Java era duas vezes maior do que em 2018.

Entretanto, a linguagem ainda se mantém entre as mais populares.
Os dados foram obtidos através do Google Trends, ferramenta do Google que permite verificar o interesse das pessoas por um determinado assunto ou palavra chave, considerando, é claro, as pesquisas realizadas através do Google.
O período avaliado foi de 21 de junho de 2013 até 21 de junho de 2018 e foram consideradas todas buscas realizadas no mundo.

É importante enfatizar que esses dados não indicam necessariamente que os programadores estão utilizando menos o Java, apenas mostram que a linguagem está sendo menos pesquisada no Google.
Isso, contudo, pode ser um indicativo de que a linguagem da Oracle esteja aos poucos perdendo o seu trono.

Por outro lado, ao comparar o Java com outras linguagens populares como C, C++, C#, JavaScript, PHP e Python, o Java lidera o número de buscas [2][3].


O comparativo também mostra que algumas linguagens apresentam uma tendência de crescimento nas buscas, como o Python.
O fato de o Gráfico 1 nos levar a acreditar que a tendência para o futuro é de queda, também devemos considerar a possibilidade do interesse se tornar constante. Isto é, sem quedas ou altas consideráveis. Isso ocorre com algumas linguagens mais antigas, como o C (veja o Gráfico 3).
Enfim, tentar prever o futuro não é algo simples, mesmo utilizando ferramentas sofisticadas (essa frase foi meio redundante, mas tudo bem). Apesar dessa queda de interesse corresponder apenas às buscas no Google, não podemos descartar a provável hipótese de que ela também seja um reflexo do mundo real e que os programadores, de fato, estejam utilizando menos a linguagem Java. Ou seja, mais um capítulo da história "não se apegue a uma linguagem de programação".
Referências
- [1] Google Trends (2018). Interesse pelo Java nas buscas do Google. Período: 21/06/2013 até 21/06/2018.
- [2] Google Trends (2018). Comparativo Java x C x JavaScript x PHP x C++. Período: 21/06/2013 até 21/06/2018.
- [2] Google Trends (2018). Comparativo Java x Python x C#. Período: 21/06/2013 até 21/06/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário