Hoje eu estava analisando o código HTML do meu canal do YouTube para criar um tutorial sobre como obter o ID de um canal. Durante a minha empreitada me deparei com um trecho de código inusitado, que sugeria que o meu canal era para maiores de 18 anos.
Eis o código
<meta property="og:restrictions:age" content="18+">
Trata-se de uma meta tag Open Graph. Para quem é leigo, o protocolo Open Graph é utilizado principalmente para descrever o conteúdo de páginas da internet (mas não se resume a isso).
Apesar de conhecer o protocolo, eu nunca ouvi falar dessa tag. Então resolvi pesquisar mais detalhes na documentação [1] do Open Graph e descobri que, de fato, a tag é válida e indica a restrição de idade do conteúdo.
Como o meu canal não possui conteúdo adulto (na verdade, ele não tem conteúdo), resolvi analisar o código HTML de canais infantis como o da Turma da Mônica e o da Galinha Pintadinha. Para minha surpresa a tag estava lá e também sugeria que tais canais eram para adultos.
Para me certificar de que não eram casos isolados, realizei a mesma análise em alguns canais grandes como Felipe Neto, Whinderson Nunes, 5incominutos (Kéfera), BRKsEDU e Coisa de Nerd. Todos tinham o mesmo código classificando-os como 18+.
O problema afeta apenas a página principal dos canais, não estando presente nas páginas dos vídeos. Acredito que seja algum erro do YouTube.
É bastante provável que isso não gere nenhum impacto negativo, uma vez que essa tag é pouco conhecida. Entretanto, é estranho que os programadores do YouTube tenham implementado isso.
Referências
- [1] Facebook for Developers: Open Graph. Acesso em 21 e agosto de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário