Uma portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União em 3 de janeiro estabeleceu o regulamento do ENADE 2020. Neste ano, o exame será realizado em 22 de novembro de 2020.
O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia vinculada ao MEC, e tem como objetivo de avaliar os estudantes ingressantes e concluintes de cursos superiores.
Neste ano em particular, os cursos superiores de computação serão avaliados. A última avaliação desses cursos foi no ENADE 2017 e geralmente ocorre a cada três anos.
Quais cursos serão avaliados?
O MEC divulgou a seguinte relação de áreas que serão avaliadas (os cursos em negrito são da área da computação):
Áreas relativas ao grau de licenciatura
- Artes visuais
- Ciências da computação
- Ciências biológicas
- Ciências sociais
- Educação física
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras - inglês
- Letras - português
- Letras - português e espanhol
- Letras - português e inglês
- Matemática
- Música
- Pedagogia
- Química
Áreas relativas ao grau de bacharel
- Ciências da computação
- Ciências biológicas
- Ciências sociais
- Design
- Educação física
- Filosofia
- Geografia
- História
- Química
- Sistemas de informação
Áreas relativas ao grau de tecnólogo
- Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
- Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
- Tecnologia em redes de computadores
Quem precisa fazer o ENADE?
Os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos superiores listados anteriormente devem fazer o exame se satisfizerem as seguintes regras:
- Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2020, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2020;
- Concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pelas IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2021;
- Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do ENADE 2020, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2020.
Contudo, de acordo com o artigo 9º da portaria do MEC, os estudantes ingressantes habilitados ao ENADE 2020 serão dispensados de participação nesta edição.
É importante lembrar que o ENADE é um componente curricular obrigatório e a não participação no exame (caso o estudante seja habilitado e não foi dispensado) impossibilita a colação de grau e emissão de diploma.
O que devo estudar?
Para os estudantes que precisarem fazer o exame, a recomendação de estudos é resolver questões de edições anteriores. Provas e gabaritos podem ser baixados no site do INEP.
Para quem vai fazer o ENADE e é do curso de Ciência da Computação, o Blog Cyberini conta possui algumas questões resolvidas do exame.
Maiores informações podem ser obtidas através dos coordenadores de curso das universidades ou através da reitoria, já que as universidades são responsáveis por fornecer ao MEC a relação de estudantes habilitados e orientar os alunos.
Referências
- Diário Oficial da União (6 de janeiro de 2020). Portaria nº 14, de 3 de janeiro de 2020.
- INEP (6 de janeiro de 2020). Definidas as áreas avaliadas em 2020 e a data das provas.
- G1 (6 de janeiro de 2020). Enade 2020: provas serão aplicadas em 22 de novembro, veja quais os cursos avaliados no exame.
Atenção: devido ao coronavírus, o ENADE 2020 foi adiado para 2021, porém a data exata ainda não foi definida.
ResponderExcluirComentário postado em 22 de julho de 2020.