No dia 24 de março de 2021, a SBC publicou uma nota em suas redes sociais anunciando que não haverá POSCOMP em 2021 por causa do da pandemia de COVID-19.
De acordo com o comunicado, o comitê gestor do POSCOMP decidiu não realizar o exame por causa das incertezas em relação à pandemia e para evitar a propagação do vírus.
A nota fala que a decisão visa também preservar a isonomia das condições de aplicações da prova para todos os candidatos.
Na prática, isso significa que a SBC não seria capaz de prover as mesmas condições de aplicação os todos os candidatos.
Como a nota do POSCOMP é utilizada por programas de pós-graduação em computação como critério de avaliação dos candidatos, a SBC também comunicou as coordenações desses programas sobre a não realização do exame neste ano.
É o segundo ano consecutivo que o POSCOMP não é realizado. Em 2020, a SBC abriu inscrições para a prova, que seria realizada em dezembro, porém cancelou o exame e reembolsou os candidatos que pagaram as inscrições.
A decisão da SBC, em minha opinião, está correta. Para efeito de comparação, quando a SBC anunciou o cancelamento do POSCOMP 2020, dia 12 de novembro de 2020, tivemos 926 mortes registradas. Por sua vez, quando a SBC postou o comunicado de cancelamento do exame deste ano, dia 24 de março de 2021, tivemos 2.244 mortes, mais que o dobro.
No mais, nos resta torcer para que as vacinas cheguem logo e nos cuidarmos, lavando as mãos, usando máscara e ficando em casa se possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário